Foi no passado dia 2 de Junho de 2024 que tivemos oportunidade de ver os mais jovens atletas a desafiarem as suas habilidades no Prémio Vitor Rocha - uma prova regional organizada pela Freguesia da Maiorga e o Alcobaça Clube de Ciclismo.
Vitor Rocha, nascido a 15 de Setembro de 1947 e natural da Maiorga, foi um ciclista português que ao longo da sua carreira conquistou Taças, Medalhas e muitas memórias. Além de ter representado a equipa de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal entre 1966 e 1974.
Mais do que bem posicionado nos campeonatos nacionais de ciclismo, Vitor Rocha chegou efetivamente a ganhar várias etapas na maior prova da modalidade o País, a Volta a Portugal, “A Grandíssima”, nos anos de 1969 e 1973.
''Foram várias provas ao longo do dia. Exercícios desafiantes que fizeram todo o público presente vibrar e entusiasmar-se!
Este prémio que visa anualmente homenagear o atleta começou bem cedo e esperavam-se grandes dificuldades, não só pelo percurso delineado, mas também pelo calor que se esperava fazer ao longo de todo domingo. Este ano contámos com mais de 200 atletas inscritos, um real sucesso!
Começámos com as provas que testavam as habilidades dos mais jovens. As equipas de “Escolas” de várias regiões do país não só enfrentaram a Gincana, a prova de destreza, como tiveram que realizar mais duas provas, a de contrarrelógio e a prova em linha.
Seguiram-se os atletas das equipas de Cadetes que, no total de 15 voltas ao circuito, desafiavam-se pela estrada à procura do melhor resultado. A equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo, com Lourenço Daniel, conquistou o 1º lugar do pódio - uma vitória bem merecida dado esforço do atleta.
A última prova do dia, já depois da hora de almoço, foi a de pelotão de juniores. Os atletas percorreram 30 voltas ao circuito, debaixo de um calor abrasador e, à medida que se iam somando os quilómetros, a dificuldade ia aumentando.
João António (ABTF Betão | Bairrada) escapa dos seus adversários e Henrique Antunes (Alcobaça Clube de Ciclismo) persegue o mesmo, numa prova onde resiliência foi a palavra-chave. Depois de furar duas vezes, o atleta da ABFT Betão | Bairrada não desistiu das adversidades e acaba por vencer. Ao Sprint, Tomás Monteiro, do Alcobaça Clube de Ciclismo, acaba por conquistar o 2º Lugar.
Foram várias provas ao longo do dia. Exercícios desafiantes que fizeram todo o público presente vibrar e entusiasmar-se por aquele que ainda hoje se designa como o desporto do Povo.
Terminamos mais uma prova com o sentimento de dever cumprido, onde se celebrou não só o ciclismo, vindo dos mais jovens que animaram as estradas de Maiorga, mas também onde – mais uma vez – relembramos Vitor Rocha, o grande ciclista da terra.