João Almeida, terceiro classificado da última Volta a Itália, foi homenageado em A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, onde decorreu a primeira edição do Prémio João Almeida.
Os atletas dos escalões pupilos e benjamins fizeram provas de destreza que passou pelo contornar de vários obstáculos (gincana), contado para pontuação apenas a melhor.
Os escalões iniciados e infantis executaram uma prova de destreza e em linha, onde se soma os tempos para pontuação. Por outro lado, o escalão de Juvenis contou com uma prova em linha.
Na classificação das escolas, Lourenço Martins ficou em 4º Lugar e Moises Ferreira em 15º Lugar, ambos Benjamim. Diogo Souto conquistou um 4º Lugar no escalão de Pupilo. Quanto aos iniciados, Mateus Ferreira ficou em 16º Lugar, seguido de Miguel Madeira em 17º Lugar, na categoria dos masculinos. Francisco Silva teve que desistir da prova.
''A chuva e o mau tempo não davam tréguas, dificultando a prova.
Na classificação masculina de infantis André Martins ficou na 9ª posição, Afonso Gonçalves na 33ª posição, Miguel Souro em 35º, Ricardo Pereira em 36º, Jonas Ferreira em 38º e, por fim, Ricardo Pereira em 36º lugar. Na classificação feminina a melhor atleta foi Madalena Ferreira conquistando um 3º lugar seguida da sua irmã, Matilde Ferreira na 4ª posição.
Concluindo a prova de escolas, no escalão de Juvenis Madalena Santos ficou na 8ª posição das femininas e Ruben Rebelo em 42º lugar dos masculinos.
No início da tarde desta quinta-feira os Cadetes saíram para as estradas de A-dos-Francos num percurso com cerca de 62,2 quilómetros, percorridos em circuito com um total de 5 voltas. Depois de mais de 1 hora e 40 minutos de prova com muita chuva e algumas quedas pelo meio do percurso, os atletas de amarelo e azul terminaram esta prova sem qualquer percalço.
Henrique Pereira foi o primeiro atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo a cruzar a linha da mesa, conquistando a 13ª posição. Mais tarde António Neto e Francisco Silva chegaram num grupo restrito, ficando na 34ª posição e 37ª posição, respetivamente.
Por fim, deu-se a prova do pelotão de Juniores. Num percurso com um total de 87 quilómetros em circuito, os atletas faziam-se sentir ansiosos e o ritmo de corrida ia aumentando à medida que os quilómetros se iam fazendo. A chuva e o mau tempo não davam tréguas, dificultando a prova, mas Tiago Santos enfrentou todas as adversidades ao ser o primeiro atleta a cruzar a linha de meta, com mais de 2 horas e 21 minutos de prova.
Tiago Santos foi o vitorioso da prova, seguido de André Tinta que chegou em 7º. Dinis moura terminou a prova na 14ª posição, Miguel costa no 24º lugar, Francisco Santos em 28º, David Casal em 33º e Samuel Pereira em 42º. Os atletas Henrique Antunes e Daniel Rego viram-se obrigados a desistir da prova.
Na classificação geral por equipas o Alcobaça Clube de Ciclismo terminou a conquistar a segunda posição, reflexo de todo esforço e empenho que os atletas garantiram em estrada.