Timóteo de Matos foi um homem invulgar que deixou uma marca profunda no Alcobaça Clube de Ciclismo.
Timóteo foi um dos fundadores do ACC, de que foi o 1º Presidente da Assembleia Geral e a 26 de Maio de 2007 foi eleito Presidente da Direcção, cargo que exerceu até 2012 - altura em que a doença que o afetou o obrigou a deixar o cargo de Presidente da Direcção. Quando se afastou do ativo foi reconhecido com o título de Presidente Honorário do Alcobaça Clube de Ciclismo.
Nascido a 31 de agosto de 1949, na Freguesia de Turquel, frequentou mais tarde o Curso de Direito na Universidade de Coimbra. Cumprido o serviço militar, foi professor de Português, e durante dois anos foi Presidente do Concelho Diretivo da Escola Preparatória da Benedita.
Em 1988 concluiu estágio em Solicitaria e a partir dessa data passou a exercer a profissão de Solicitador, com escritório em Alcobaça e Pataias.
Foi Presidente da Delegação de Círculo de Solicitadores de Alcobaça e depois foi eleito vogal do Conselho Regional do Norte da Câmara dos Solicitadores nos mandatos de 2008/2010 e 2011/2013, função que abandonou devido a problemas de saúde.
''Desde jovem esteve ligado ao ciclismo, fundou em 1979 a equipa da Nutrigado, da qual foi Presidente, e com a qual se deu início à prática do ciclismo em Alcobaça.
A 14 de Janeiro do ano de 2003 foi fundado o Alcobaça Clube de Ciclismo, no qual Timóteo de Matos teve um papel muito importante, exercendo o cargo de Presidente da Assembleia Geral nos mandatos de 2003/2004 e 2004/2006.
Por deliberação da Assembleia Geral do Alcobaça Clube de Ciclismo foi proposto para Presidente Honorário do Alcobaça Clube de Ciclismo.
Faleceu no dia 2 de junho de 2016 - perdemos um grande homem do ciclismo.