No passado fim-de-semana a equipa de Juniores do Alcobaça Clube de Ciclismo enfrentou um novo desafio de ciclismo ao correr a 3ª e 4ª pontuável para a Taça de Portugal.
No sábado, a 3ª Prova da Taça de Portugal decorreu em Palmeira - Braga - num circuito duro. Com mais de 97 quilómetros percorridos, este foi um dia de celebrar.
O pelotão iniciou a prova na tarde deste sábado nervoso, muitos foram os ataques dos juniores ao longo do percurso, mas apenas um atleta - vindo de uma fuga com mais de 40 quilómetros - saiu vitorioso. Apesar do triunfo de Tiago Silva, o atleta que ganhou a etapa, foi Tiago Santos do Alcobaça Clube de Ciclismo quem teve mais motivos para celebrar, uma vez que a quarta posição na etapa permitiu-lhe amealhar 55 pontos e saltar para a liderança do ranking da Taça de Portugal de Juniores.
Tiago Santos é o primeiro atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo a cruzar a linha de meta, a cerca de 1 minuto do vencedor. Segue-se André Tinta, na 12ª posição, Dinis Moura, na 15ª posição e Francisco Santos na 34ª posição. David Casal e Miguel Costa desistiram da prova.
A equipa do ACC terminou na 3ª posição na classificação por equipas depois de um dia duro na estrada.
''O grande objetivo era defender a camisola de líder da Classificação Geral da Taça de Portugal de Tiago Santos
A última prova para a Taça de Portugal realizou-se neste domingo, em Penafiel. Numa prova com quase 94 quilómetros, percorrida em mais de 2 horas e meia.
O grande objetivo era defender a camisola de líder da Classificação Geral da Taça de Portugal de Tiago Santos, atleta que nesta última prova chegou na oitava posição, a 20 segundos do melhor tempo.
Apesar dos esforços, José Moreira vence a Taça de Portugal com os mesmos 175 pontos de Tiago Santos, mas com vantagem no critério de desempate, uma vez que é o único dos dois a ter conseguido um segundo lugar numa das provas.
Tiago Santos é o primeiro atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo a chegar à meta, na 8ª posição sendo seguido de Miguel Costa, na 9ª posição, ambos a cerca de 20 segundos do vencedor. Dinis Moura chega na 36ª posição a cerca de 1 minuto e 35 segundos, André Tinta termina no 40º lugar, Daniel Rego no 43º lugar e Francisco Santos termina no 58º lugar. David Casal vê-se obrigado a desistir da prova.
No ranking de equipas o Alcobaça Clube de Ciclismo terminou também na terceira posição.
Apesar do resultado final, todos os atletas estão de parabéns pelo esforço e dedicação que impuseram ao representar as cores de Alcobaça.