Foi no último fim-de-semana, 27 e 28 de Maio de 2023, que se realizou as últimas duas provas para finalizar as classificações na Taça de Portugal de Cadetes.
No sábado, realizou-se a prova de contrarrelógio com sensivelmente 14 quilómetros e o maior obstáculo que os atletas viriam a enfrentar foi o mau tempo. Muito frio e chuva fizeram-se sentir durante estes dois dias.
José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) completou o esforço individual em 19m21s, vencendo desta forma o contrarrelógio individual. António Neto, atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo terminou no 38º lugar, fazendo mais dois minutos e treze segundos e Henrique Pereira termina no 47º lugar, com mais dois minutos e trinta segundos.
''Dia marcado por muitas quedas, os atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo demonstraram muita força e resiliência em prova.
No segundo dia de prova a chuva não dava tréguas e o frio que se fazia sentir trazia desconforto a todos os atletas do pelotão de cadetes. Dia marcado por muitas quedas, os atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo demonstraram muita força e resiliência em prova.
Num percurso de estrada de sensivelmente 80 quilómetros que ligava Sangalhos a Anadia, Xavier Ferreira (Alenquer/GDM/Anipura) foi o mais forte do pelotão terminando a prova em 2h06m15. O restante pelotão, devido às adversidades, foram chegando em conta-gotas.
Quanto aos atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo Henrique Pereira terminou na 20º posição, apenas com mais 48 segundos que o vencedor. António Neto, atleta que ficou envolvido numa aparatosa queda, terminou a prova em linha na 50º posição, a mais 7 minutos e 42 segundos. Francisco Silva, infelizmente, desistiu a prova.
Foi um fim-de-semana cheio de emoções, no entanto, os atletas do ACC deixaram tudo na estrada e, apesar de não terem sido atingidos os objetivos da Taça de Portugal, terminamos mais uma prova com o sentimento de dever cumprido. Comecemos já a pensar nos próximos objetivos!