Foi no passado fim-de-semana que os atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo foram colocados à prova e enfrentaram uma das provas mais importantes do calendário, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo.
Na corrida de Cadetes, o Alcobaça Clube de Ciclismo participou apenas no segundo dia de provas - na prova de fundo - realizado em circuito com cerca de 76,8 quilómetros, prova esta que os ciclistas iriam realizar num total de 4 voltas (19,9 km cada volta).
O calor marcou o dia, que culminou-nos primeiros quilómetros - numa falta de movimentação por parte do pelotão. Com o avançar dos quilómetros e depois de muitos ataques, na frente iam ficando os favoritos. Na classificação geral, António Neto termina a prova no 39º lugar, Henrique Pereira em 42º lugar e Francisco Silva viria a não terminar a prova.
''Tiago Santos é o novo campeão nacional de fundo na categoria de juniores!
No escalão de Juniores foi um fim-de-semana de muito nervosismo, pela importância e grandeza desta prova. Esperou-lhes dois dias de provas, entre contrarrelógio - no dia 1 de Julho - e prova de Estrada – no dia 2 de Julho - onde iam sair dali os campeões nacionais de 2023.
Os juniores masculinos enfrentaram no sábado o exercício individual com cerca de 18,6 quilómetros. O único atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo em prova foi Tiago Santos que terminou o contrarrelógio no pódio, na segunda posição. O grande vencedor do dia foi Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) que terminou a prova em 25'02''70, batendo Tiago Santos por 55,33 segundos.
No domingo, na prova de Estrada deste Campeonato Nacional, Tiago Santos saiu vitorioso na prova que se demonstrou tática e muito dura, não só devido ao trajeto, mas também ao calor que se fez sentir ao longo do dia.
A corrida foi atacada desde os quilómetros iniciais e os protagonistas foram corredores que, mesmo à partida, poderiam ser apontados como sérios candidatos ao título. Tiago Santos, José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) viram-se cedo em frente de corrida. Tiago ao longo de toda a prova protagonizou inúmeros ataques, mas nunca se conseguiu isolar com uma margem confortável, no entanto, foi na última subida de acesso à meta que viu premiada toda a persistência com a vitória na corrida.
Toda a equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo, ao longo da prova, foi controlando o pelotão de modo a trazer a tão merecida vitória para Alcobaça. Depois de ter vencido, isolado, a prova de 115,2 quilómetros, em Vila Nova de Paiva, Tiago Santos irá envergar a camisola de Campeão Nacional de Juniores pelo resto da temporada.
Tiago Santos foi o vitorioso da prova, seguido de André Tinta que chegou em 7º. Dinis moura terminou a prova na 14ª posição, Miguel costa no 24º lugar, Francisco Santos em 28º, David Casal em 33º e Samuel Pereira em 42º. Os atletas Henrique Antunes e Daniel Rego viram-se obrigados a desistir da prova.
Tiago Santos (1º lugar) e André Tinta (7º lugar) foram os únicos atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo a terminar a prova de Estrada.