No passado fim-de-semana o pelotão de cadetes nacional foi para a estrada numa das principais provas do calendário da temporada de 2023 - o Grande Prémio Alves Barbosa, que visa homenagear uma das principais estrelas do ciclismo português de todos os tempos.
O Alcobaça Clube de Ciclismo uniu forças com o Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires e criu uma equipa de cadetes com seis atletas onde o principal objetivo era não só trazer uma nova experiência aos mesmos, mas também conquistar novos objetivos.
Num prólogo de 9,5 quilómetros, que se realizou em Montemor-o-Velho, os atletas iniciaram na última sexta-feira o Grande Prémio Alves Barbosa. Na classificação da equipa Gabriel Costa terminou no 23º lugar. Henrique Pereira terminou o prólogo no 41° lugar a 57 segundos do vencedor e António Neto ficou no 48° lugar. Santiago Varanda fez 50°, Francisco Silva 91° lugar e Rodrigo João terminou no 98° lugar. Por equipa os atletas iniciaram o Grande Prémio na 12ª posição.
''O Alcobaça Clube de Ciclismo uniu forças com o Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires
A primeira etapa foi para a estrada durante o dia deste sábado numa tirada de 77,6 quilómetros, com partida também em Montemor-o-Velho. Santiago Varanda foi o primeiro atleta da equipa a cruzar a linha de meta, terminando no 24° lugar, seguiu-se Gabriel Costa no 34° lugar, Henrique Pereira fez 43° lugar, António Neto 58° lugar e Francisco Silva 79° lugar. Nesta primeira tirada oficial, a equipa que uniu Alcobaça e Paio Pires terminou no 7º lugar por equipas.
A segunda e última jornada, de 83,3 quilómetros, com partida em Coimbra e chegada em Montemor-o-Velho, terminou com uma decisão ao sprint entre três colegas de equipa. Santiago Varanda foi o atleta que chegou no 7° lugar, António Neto terminou no 19° lugar, seguido de Henrique Pereira que terminou esta última etapa no 23° lugar. Gabriel Costa 42° lugar e Francisco Silva viu-se obrigado a desistir. Nesta última etapa a equipa de cadetes terminou em 3º lugar na classificação por equipas.
Também em Montemor-o-Velho os atletas de paraciclismo tiveram oportunidade de demonstrar as suas capacidades ao correr a 5ª e última prova da Taça de Portugal.
A prova decorreu na manhã deste domingo e totalizou, em circuito, 8,4 quilómetros. Foram 12 as categorias premiadas. O atleta que representou o Alcobaça Clube de Ciclismo foi Miguel Milheiriço e terminou a prova na 3ª posição na categoria C5.