No passado fim-de-semana os atletas da equipa de Juniores do Alcobaça Clube de Ciclismo tiveram oportunidade de demonstrar as suas qualidades enquanto atletas - desta vez no Minho.
A primeira etapa realizou-se na sexta-feira, dia 21 de Julho, numa viagem de 106,2 quilómetros, com partida e chegada em Azurém, Guimarães.
A corrida começou movimentada, com algumas tentativas de fuga, mas a chegada do prémio de Montanha de Vieira do Minho ditou uma mudança no destino desta primeira etapa. O campeão nacional de fundo, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) foi o primeiro a passar no alto e, dessa forma, assumiu-se como primeiro líder da camisola dos trepadores.
''Três dias de prova, três dias de muito esforço e dedicação pela modalidade do povo.
O final da etapa foi discutido ao sprint e Tiago Santos terminou a prova na terceira posição.
No segundo dia de prova, no sábado, das sensações tornavam-se positivas e o Alcobaça Clube de Ciclismo estava mais motivado do que nunca.
Num percurso de 107,9 quilómetros, com início e final em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão, Dinis Moura foi um dos 8 atletas que integraram a fuga e animaram a corrida ao longo desta tarde de sábado. A chegada à meta foi vitoriosa pelos fugitivos da etapa e, devido à dificuldade da etapa, os atletas não chegaram em pelotão compacto.
No último dia do Grande Prémio do Minho a tensão fazia-se sentir no pelotão pois este iria ser o dia de todas as decisões.
Numa etapa de 89,2 quilómetros com partida e chegada em território vianense, com um início a alta velocidade, o pelotão não deu margem para a fuga sair vitoriosa. Na chegada à meta o pelotão estava compacto e as decisões iriam todas até ao último segundo. O sprint inicia-se com Tiago Santos a lançar-se à estrada e, numa disputa com Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), o atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo terminaria a etapa na segunda posição.
Tiago Santos foi o segundo classificado com o mesmo tempo do vencedor do Grande Prémio do Minho e ainda trouxe para Alcobaça a camisola Azul, vencedor da Classificação de Montanha. Dinis Moura foi o segundo melhor classificado do Alcobaça Clube de Ciclismo, na vigésima primeira posição, a dois minutos e cinquenta e oito segundos do primeiro classificado.
Seguem-se então André Tinta, que terminou a prova no 58º lugar, Henrique Antunes no 66º lugar e, por fim, Miguel Costa terminou a prova na 67ª posição. Francisco Santos foi o sexto atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo em prova, mas, devido a uma grande queda na primeira etapa foi obrigado a desistir da competição. O atleta já se encontra em recuperação.
Concluímos com o sentido de dever cumprido, o Alcobaça Clube de Ciclismo demonstrou ser uma equipa coesa que demonstra que, com trabalho, esforço e dedicação, consegue atingir os seus objetivos.