No passado dia 9 de Julho de 2023, domingo, celebrou-se a primeira edição do Troféu Vale do Alcoa, pela Associação de Freguesias Vale do Alcoa.
Esta associação, Constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, tem por objetivo a promoção e desenvolvimento do concelho de Alcobaça.
Surge assim mais um projeto inovador no concelho de Alcobaça. Este troféu teve como objetivo não só dar a conhecer a cidade de Alcobaça e as suas freguesias - como o próprio percurso da prova o demonstrou - mas também motivar e incentivar os jovens, ajudando ao desenvolvimento dos mesmos, com a prática de exercício físico.
''Num dia marcado pelo calor e o vento que se fizeram sentir, os atletas das mais variadas equipas foram os heróis nesta tarde de domingo.
Num trajeto de sensivelmente 86 quilómetros, percorridos por mais de duas horas e um quarto, o grande vencedor do dia foi o atual Campeão Nacional, Tiago Santos (Alcobaça C C / Crédito Agricola). Completam o pódio José Moreira (Silva & vinha/ ADRAP/Sentir) e Diogo Valério que veio a título individual.
Na categoria de Juniores femininas, a pequena tradição manteve-se junto à meta e foi Daniela Simão (Academia de Ciclismo EFAPEL) a primeira atleta a cruzar a linha de meta, atual Campeã Nacional de Estrada. O pódio foi composto ainda por Ana Marques (Cantanhede Cycling) e Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies)
Na categoria Sub-23 o primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi Rafael Soares (Centro Ciclismo de Loulé), realizando a prova em duas horas e vinte e dois minutos. Fecham os restantes lugares do pódio Afonso Sobral (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol) e Francisco Cordeiro (Centro Ciclismo de Loulé).
Ao longo da prova várias foram as metas volantes e metas de montanha que os atletas encaravam como um desafio.
O atleta Tiago Santos (Alcobaça C C / Crédito Agricola) foi o vencedor da 1ª Meta Montanha (Carrascal), da 5ª Meta Volante (Maiorga) e da 5 ª Meta Montanha (Évora de Alcobaça).
Dinis Moura (Alcobaça C C / Crédito Agricola) foi o vencedor da 1ª Meta Volante (Aljubarrota) e da 2ª Meta Volante (Maiorga).
Rodrigo Moreno (Centro Ciclismo de Loulé), foi o vencedor da 2ª Meta Montanha, junto ao Café Rosa na Vestiaria.
André Tinta (Alcobaça C C / Crédito Agricola), depois de ter tido uma avaria mecânica nos primeiros quilómetros da prova, recupera consideravelmente e depois de integrar a fuga do dia é o grande vencedor das metas volantes. Conquistou a 3ª Meta Montanha (Évora de Alcobaça), 3ª Meta Volante (Carris), a 4ª Meta Volante na 1ª passagem pela meta e, por fim, a 4ª Meta Montanha em Aljubarrota.
Os grandes vencedores desta tarde de domingo foram os atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo que, além da geral e das metas volantes, ganharam a Classificação por Equipas, reflexo da união e amizade que o clube impõe desde a formação dos seus atletas.
Concluem o pódio o Centro Ciclismo Loulé e ACD Milharado/Sobralcar/Mafra, na mesma classificação.
O sucesso desta primeira edição do Troféu Vale do Alcoa não seria possível sem as organizações e entidades envolventes.
Agradecemos não só às Freguesias de Alcobaça, Vestiaria, Maiorga, Aljubarrota e Évora de Alcobaça por apoiarem o desporto jovem, bem como ao Município de Alcobaça, MitoCar, Grupo H Saúde, Ciclismo +TV e Perpétua Pereira Almeida pelo apoio logístico, automóvel, saúde, conteúdo multimédia e premiações, respetivamente.